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Hoje, momento em que a Internet já é algo que faz parte da vida das pessoas quase da mesma forma que o ar que respiramos (salvo as devidas proporções, claro), dificilmente você não ouviu falar sobre essas três letrinhas: SEO. Para quem não está tão familiarizado com como funciona o mecanismo por trás dos sites de buscas (especialmente o Google), esse pode ser um termo bastante estranho. Então, vamos explicar um pouco mais sobre isso.
Para começo de conversa, você deve saber que SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismo de Busca, em tradução livre. Basicamente são técnicas utilizadas em sites para serem melhor ranqueados nos mecanismos de buscas, como o Google. Ou seja, quanto melhor as estratégias adotadas, mais chances de um site aparecer logo nas primeiras páginas da pesquisa - e também maior a probabilidade de acessos.
Agora que você já sabe o que SEO significa, vamos explicar alguns pontos relevantes para você entender como que essa técnica funciona.
Como o próprio nome sugere, o trabalho de SEO consiste em otimizar uma página da internet - ou várias páginas - para buscas orgânicas. Isso pode envolver desde escrever um texto que apresente uma leitura amigável para o usuário (e com diversas palavras-chave que sejam relevantes), até a criação de URLs (endereços das páginas) personalizadas e que também sejam melhoradas.
Para explicar de forma bem simplista, o que acontece quando uma página é publicada na Internet é que, para que ela exista em um mecanismo de buscas como o Google, ela precisa ser “lida” e, assim, aparecer nas pesquisas.
diferença entre um endereço padrão (acima), feito automaticamente, e um endereço otimizado (abaixo)
Para que o Google realize essa leitura ele utiliza “robôs” (também conhecidos pelo nome de crawlers). O SEO funciona como uma técnica que apresenta o site (sobre o que é, suas informações, etc) para esses crawlers e, dessa forma, um site - e todas as suas páginas - passa a ser exibido nas pesquisas. Quanto melhor o SEO, maior a chance de um site aparecer no topo das pesquisas orgânicas, como dissemos anteriormente.
Só a título de curiosidade, o robô do Google é chamado de Googlebot, caso você tenha se perguntado. Agora, vamos continuar nossa explicação.
Em tese, sim, qualquer pessoa pode realizar algumas técnicas de SEO. Mas isso não significa que o seu site estará no topo das pesquisas automaticamente, da noite para o dia, bombando o número de acessos. Isso porque há algumas regras que mecanismos de buscas consideram ao indexar um site em seu sistema e são essas variáveis que determinam o posicionamento da página.
Aliás, vale dizer que os robôs do Google fazem essa leitura de tempos em tempos, para assegurar que as páginas mais relevantes da Internet estejam sempre no topo. E as regras de SEO se também são atualizadas de tempos em tempos, então é bom estar sempre de olho para se manter relevante ao longo do tempo (esse é um trabalho constante e que deve ser realizado com carinho!)
Meta o quê? Meta tag é “o alicerce do SEO e a primeira coisa que você vai configurar ao criar uma página da web”, como define Neil Patel, um dos especialistas de marketing digital mais respeitados da atualidade.
Basicamente, elas são linhas inseridas no código do site e que ilustram alguma coisa. É como se fosse uma etiqueta de identificação que mostra as informações que uma determinada página da web possui aos robôs do mecanismo de busca.
Nesse sentido, as meta tags podem ser utilizadas para otimizar o título de uma página, suas descrição e palavras-chave. No Wordpress, por exemplo (um dos programas mais utilizados para desenvolvimento de sites), há plug-ins que possibilitam que esses itens sejam facilmente encontrados em cada página e podem ser editados rapidamente, sem que seja necessário mexer no código-fonte da página.
Como dissemos antes, as técnicas de SEO também passam pelo desenvolvimento de um bom conteúdo. Afinal, de nada adianta configurar ótimas meta tags se o conteúdo disponível no seu site é péssimo (leia: irrelevante para o público-alvo, cheio de erros e abreviações, basicamente uma verdadeira sopa de letrinhas).
Quanto mais original o conteúdo disponível em uma página, melhor. A frequência de postagens também é considerada pelo mecanismo de busca.
Esses são apenas alguns tópicos que explicam o que é o SEO e algumas de suas técnicas. Se você ficou com alguma dúvida, pode aprender um pouco mais sobre essa estratégia com o próprio Google. A empresa disponibiliza gratuitamente um guia para iniciantes que pode ser acessado aqui.
* O artigo original pode ser visto no Tecmundo
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