Carregando...
Nosso objetivo como desenvolvedores não é utilizar a ferramenta mais nova, mais moderna, ou mais utilizada por aí. O produto final do nosso trabalho não é feito para agradar outros programadores, e sim para servir ao usuário final.
Com algumas medidas simples, podemos facilitar a navegação e interação do usuário em vários aspectos.
Pensando em meios de atendimento online, separamos quatro formas simples de melhorar a experiência:
Essa técnica é bem antiga, mas vale citar.
Nada de pedir ao usuário para copiar o e-mail, e colar no seu client de e-mail para entrar em contato. Quando não desejamos ter um formulário direto na página, podemos utilizar mailto para que o client de e-mail padrão do usuário seja aberto automaticamente.
No mobile a experiência pode ser muito boa. Ao clicar no link, será aberto o app padrão de e-mail (Gmail ou outro). No desktop isso pode ser desagradável, pois muitas vezes a ordem do computador é abrir o Outlook (Windows) que nem é utilizado.
No mesmo formato do mailto, o tel funciona para ligações:
No mobile, o celular abrirá o app padrão de ligação, aguardando apenas que o botão “ligar” seja pressionado. No desktop, a experiência pode ou não ser boa. Se você utiliza o Skype para efetuar ligações será perfeito, caso contrário, não.
“Ah, mas o contato poderia ser mais fácil do que mandar um e-mail ou ligar” Sim, pode!
O Whatsapp disponibiliza um link para abrir uma conversa, seja na versão Web (desktop) ou direto no aplicativo (mobile).
Utilizando esse link, a mensagem já aparecerá no input de texto no WhatsApp, pronta para ser enviada!
Quando o atendimento via Facebook Messenger também é utilizado, podemos criar o link dessa forma:
Assim como o link do Whatsapp, ele abrirá via navegador na versão Web, ou pelo aplicativo instalado no celular.
- O link mailto é bem antigo e funciona em todos os browsers utilizados atualmente.
- O link tel funciona a partir do IE11.
- Os links do Facebook e Whatsapp são apenas links como qualquer outra URL!
Discussões avançadas sempre são válidas! Porém, muitas vezes a resposta para nossos problemas está nas técnicas mais básicas e simples de serem implementadas!
Com a popularização de dispositivos mobile, diversos processos e atividades das empresas estão sendo reformulados, de maneira que novas f...
Seja nas ruas, transporte público, parques, shoppings, praças… É muito comum vermos alguém com acesso à internet via dispositivo móvel. A...
Hoje, momento em que a Internet já é algo que faz parte da vida das pessoas quase da mesma forma que o ar que respiramos (salvo as devida...